sábado, 24 de janeiro de 2015

Previsões (dos outros) para o mundo tech em 2015

Em primeiro lugar... os créditos: este "post" é um resumo resumidíssimo com muitas pitadas de opiniões próprias do seguinte artigo:

Tech predictions for 2015 that you should actually listen to
Quartz · January 20, 2015

There will be less of this stuff in 2015.(Reuters/Las Vegas Sun/Steve Marcus)Written by

Mobile WebJanuary 20, 2015


E quais são as previsões?

Segundo o autor, que usa o estudo de uma boutique de investimentos especializada em "tech" (http://www.gpbullhound.com/wp-content/uploads/2015/01/GP-Bullhound-Technology-Predictions-2015.pdf), o que vai ser "quente" em 2015 é:


1) Uber, uber e mais uber (e similares, como AirBnb)

2) Aparelhos "inteligentes" passarão a sê-los (de verdade...). Por exemplo, as pulseirinhas para monitorar sua atividade física não precisarão de inputs e serão mais inteligentes. 

Os novos dispositivos serão sensíveis ao contexto e coletarão dados automaticamente a partir de múltiplas fontes. Poderão aprender, fazer recomendações e ,em alguns casos, agir sem a necessidade de interferência de usuários.

Ahh, então minha pulseira da Nike terá que ser esperta e notar quando eu estou dirigindo numa estrada esburacada e sinuosa e não interpretar isso como um exercício vigoroso (por mais que eu quisesse...)

Além disso, e não faltarão letras MAIÚSCULAS...
A "INTERNET OF THINGS" (destes lindos aparelhinhos, dentre outros) é uma maravilhosa oportunidade para os estatísticos, cientistas de dados, etc... Por que? Já imaginaram a quantidades gerados e que precisam ser analisados por cada uma destas maquininhas?? Aliás, já vi em algum lugar, acho que numa das competições do Kaggle (juro que ainda falo sobre isso), a análise sobre um conjunto de dados que buscava identificar se a pessoa estava em movimento, de pé ou sentada a partir dos dados de um smartphone Samsung. 


3) O uso de cartões de crédito vai cair e será substituído por meios eletrônicos. No Brasil deve demorar mais um pouco, não?

4) Novos conteúdos de midia e modelos de distribuição

5) Jogos online crescem ainda mais.

Em 2016 a gente olha para trás e comenta, mas tudo isso me parece bem razoável, vocês não acham?


Nenhum comentário:

Postar um comentário