Este post vem do "site" da revista Exame e mostra como é possível errar feio quando se trata de prever a evolução/comportamento dos mercados financeiros.
Veja o link original em:
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/acoes/noticias/7-previsoes-furadas-sobre-a-bolsa
Para resumir: em 2010 o desempenho da bolsa brasileira já havia sido pífio e muitos analistas previam que o desempenho em 2011 seria brilhante, estilo "céu de brigadeiro". Só não contavam com os "ligeiros" percalços do ano de 2011 - terremoto e tsunami no Japão, falência dos países periféricos da Zona do Euro (e ameaça sobre outros não tão periféricos assim), recuperação pífia da economia americana, ameaçada de um "double dip", ou seja, um novo mergulho recessivo.
Moral da estória: todo o otimismo do mundo não foi suficiente para "segurar a onda" e fazer as nossas pobres ações tupiniquins pararem de desabar.
Mas, na minha muito modesta opinião, acho que o "desabamento" da Bovespa em 2011 é meio exagerado. Quem sabe não é hora de começar a comprar algumas coisinhas?? E talvez dê para ser um pouco otimista em 2012, sem exageros, pois não parece muito provável que o Brasil permaneça imune ao caos global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário