terça-feira, 27 de setembro de 2011

Crise dos carros - cada dia é uma novidade ...

E agora começou a farra das liminares na justiça, bastante previsível.
Várias empresas já conseguiram sustar o aumento por 90 dias.

Parece que os carros montados no Uruguai também terão direito à isenção do mega-imposto. Isso afeta diretamente a Kia Motors e também algumas montadoras chinesas (inclusive a que fabrica o "genérico" do Mini Cooper). Estas últimas só montam o produto no Uruguai, tudo vem lá do outro lado do mundo.

Para mim esta estória tem três coisas complicadas:
1) Separar o joio do trigo - existem montadoras que parecem ter um sério interesse em fincar raízes no Brasil, como a Hyundai, que está quase terminando a sua 2a. fábrica no país.
2) Mostrar que o Brasil tem regras claras, fixas e imutáveis. É o famoso risco político, institucional, regulatório, ... Se o governo não mantém as regras do jogo, ou se muda as regras do jogo no meio dele, não importam os motivos (exceto a 3a guerra mundial!), a credibilidade do país vai para o ralo. Isso me preocupa - credibilidade demora anos para ser construída e segundos para ser destruída.
3) Subsídios - quando a "mão" do governo privilegia alguém, seja através de subsídios ou de impostos (em cima dos outros), sempre fico com o pé atrás. Cá para nós, as nossas montadoras de automóveis já estão meio grandinhas para ir chorar na porta do ministro e pedir proteção! Antes de qualquer coisa, gostaria de ver a margem de lucro destas coitadinhas aqui no Brasil e saber se elas (apesar de todo o custo Brasil) ganham mais ou menos que em seus países de origem. Quase aposto que ao divulgar esta informação teriam vergonha de pedir proteção ao governo. Montadoras, façam um favor aos brasileiros: tomem vergonha na cara e tratem de abaixar os preços sem botar a culpa no câmbio, nos salários, no custo Brasil e também no ...(preencher com alguma desculpa esfarrapada criativa)!

Se fosse tão ruim ser montadora de automáveis neste país tupiniquim, não haveria tantas delas.

O duro é conseguir andar a mais de 10 km/h nas grandes cidades!

Um comentário:

  1. Olá M.Barros,já coloquei teu blog la na lista dos meus blogs preferidos no meu blog.Agora que vim perceber que além do site você tem um blog!rsrs.
    Irei descobrir mais do blog em breve.
    obrigado.

    ResponderExcluir