domingo, 18 de setembro de 2011

Crise - parte 3.2. - o IPI dos carros


Os jornais botaram a boca no trombone. Para variar, a conta cairá em cima do consumidor (não deveria causar espanto, não é mesmo?).

Receita Federal e Fazenda não se entendem sobre a data de vigência da cacetada do IPI sobre os carros (e caminhões) fora do Mercosul e México, se 45 ou 60 dias a partir de ontem, mas isso é o de menos, o importante é que a "intervençãozinha" dura até dezembro de 2012.

Uma coisa é certa - o governo está sendo coerente: está seguindo direitinho a cartilha intervencionista que está lá nas origens dos economistas do PT. O governo Dilma parece estar dando uma guinada à esquerda em relação ao governo Lula. Vai dar certo? Sei lá. Sempre torço prá tudo dar certo, porque já vivi décadas perdidas demais.

O que é fato é que as montadoras coreanas e chinesas vão entrar pelo cano, e algumas japonesas também. E eu temo que esta estória só sirva para aumentar os preços dos carros - vai ficar uma maravilha para as montadoras já instaladas aqui, e as outras acabam dando um jeitinho, cortando daqui e dali. No fim das contas TODO MUNDO remarca os carros em 20% e fica bom prá todo mundo, que tal? Só não fica bom prá quem quer comprar carro, mas aí o governo dá mais uma ajudinha e permite de novo aqueles financiamentos looooooooongooooossss (quem sabe até numas 150 módicas prestações, hein?) e aí fica realmente TODO MUNDO feliz (e no maior engarrafamento). Que tal???

Prá terminar, não resisto e copio aí para o lado uma figurinha que estava na Folha Online agora. Vejam só, dentre os carros importados, quem vai pagar o IPI"zinho" a mais... É ou não é para sacanear os chineses e os coreanos????




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